Friday, October 22, 2010

BLACK SLAVERY IN BRAZIL




BLACK SLAVERY IN BRAZIL


The black slavery in Brazil was the basis for relations
labor during the colonial and imperial. The
trafficking that fueled the development of slavery
Africans, however, did not profit from the trade
black children. Among the few children who
embarked on the African coast, the lower the amount
those that survived the Middle Passage to
Brazil. Thirty-five days lasted a trip
Angola to Pernambuco, forty and fifty to Bahia to Rio de Janeiro. [...]

The primary condition of being a slave is to be owned
someone. According Gorender (1980, p. 62),
slavery takes its full shape when deriving
two derivatives of this primary condition: the
perpetuity and heredity. Put another way,
slave and the slave dies his children will also be
slaves. In his capacity as property, the slave
becomes a thing, object. Ecclesiastes compared the slave
a donkey and Aristotle wrote that the bull serves
Slave to the poor; aquiliana Law in Rome
equated the murder of an alien slave
that of a quadruped, for the purpose of indemnity
owner injured; ordinations Portuguese
- Manuelinas and the Philippines - summarize in a single
text entitled to foundling slaves and beasts of diseases
or lameness when fraudulently sold
(Gorender, 1980, p. 64)
(LIMA, Antonio J. T.. Infância, resiliência e escravidão negra no contexto brasileiro. Disponível
em: http://www.fsba.edu.br/dialogospossiveis/artigos/5/13.pdf. Acessado em
14/09/07)



-----------------------------













A ESCRAVIDÃO NEGRA NO BRASIL


A escravidão negra no Brasil foi a base das relações
de trabalho durante os períodos colonial e imperial. O
tráfico que alimentou o desenvolvimento da escravidão
dos africanos, contudo, não lucrou com o comércio
de crianças negras. Entre as poucas crianças que
embarcavam na costa africana, menor era a quantidade
das que sobreviviam à travessia do Atlântico até
o Brasil. Trinta e cinco dias durava uma viagem de
Angola até Pernambuco, quarenta até a Bahia e cinqüenta até o Rio de Janeiro. [...]

A condição primordial do ser escravo é de ser propriedade
de alguém. Segundo Gorender (1980, p. 62), a
escravidão assume sua forma completa quando decorrem
dois derivados desta condição primordial: a
perpetuidade e a hereditariedade. Dito de outra forma,
o escravo morre escravo e seus filhos serão também
escravos. Na sua condição de propriedade, o escravo
torna-se coisa, objeto. O Eclesiastes comparou o escravo
a um asno e Aristóteles escreveu que o boi serve
de escravo aos pobres; a Lei Aquiliana, em Roma,
equiparava o crime de morte de um escravo alheio
ao de um quadrúpede, para efeitos de indenização
do proprietário lesado; as ordenações portuguesas
– Manuelinas e Filipinas — sintetizam em um mesmo
texto o direito de enjeitar escravos e bestas por doenças
ou manqueira, quando dolosamente vendidos


(Gorender, 1980, p. 64)
(LIMA, Antonio J. T.. Infância, resiliência e escravidão negra no contexto brasileiro. Disponível
em: http://www.fsba.edu.br/dialogospossiveis/artigos/5/13.pdf. Acessado em
14/09/07)

No comments:

Post a Comment